A criação influência no futuro de uma pessoa?

02/01/2012 10:48

 

Para falar deste assunto, a equipe do Portal Jornada, chamou a Pedagoga e Educadora, Cátia Alves. Confira abaixo:

 

“Seus pais não te deram educação, não?”

Certamente você já ouviu essa frase em algum lugar.

Muitos ainda se questionam se a educação ou a chamada “criação” influencia na vida de uma pessoa e geralmente, não param para analisar quem hoje são.

A forma com que a família desde a gestação conduz a chegada da criança, tem influência marcante por toda a vida.  Uma criança que nasce em um ambiente hostil, agitado, sem carinho terá seu registro na personalidade, assim, como a que nasce em um ambiente com amor, diálogo e respeito.  As atitudes dos pais mesmo que com pessoas de fora,  influenciarão e muito, em seu futuro e até mesmo, no seu agora.

Uma criança pode ser ativa, respondona, carinhosa, caprichosa de acordo com as referências das pessoas de seu convívio.  Sua personalidade ainda está em formação.

É claro, que não podemos colocar só a responsabilidade para a família, pois o meio em que uma criança cresce possui forte papel, afinal, é em sua comunidade que ela poderá refletir sobre a sua família, as boas e más atitudes e consequentemente aperfeiçoar sua forma de pensar e acreditar no que seja melhor.

Porém, não é necessário apenas um ambiente de carinho e boas referências para que haja um futuro adulto do bem, quem muito tem sem esforço, frustração terá e consequentemente, rebeldias e comodismos.  Um bom ambiente significa ter limites, respeito, regras e esforço.  Assim, não teremos pais infelizes, por não agirem enquanto foi possível na educação dos filhos.

 Nem sempre uma família que possui familiares que utilizam bebidas, drogas, violência física ou moral entre outras atitudes negativas, terão filhos que sigam o mesmo caminho.  Algumas crianças e adolescentes têm esses atos tão marcados emocionalmente que ao crescerem, procuram seguir um caminho totalmente oposto.  Não querem repetir em sua própria família o que já vivenciaram. 

Mas como isso pode acontecer?

Muitas vezes as atitudes vêm porque os comportamentos são repetidos, são considerados normais naquele meio.  Mas não significa que a sementinha da reflexão não possa ser plantada.

 

Tais sementinhas podem vir de um colega, vizinho, familiar, uma leitura e da escola, que quando plantadas, geram conflitos e a coragem para tentar outro caminho.   Todos podem mudar a sua vivência, mesmo que  demore e seja difícil inicialmente.

Por que devo acreditar que não sou capaz?   Por que devo maltratar as pessoas?  Ser violento?   Por que devo dar carinho às pessoas, ser honesto, estudar, fazer o bem?

Para responder, é só imaginar as conseqüências das situações.

Você é o que você deseja ser, mas a “criação” - sua família será a base determinante para que escolha o caminho a seguir.  

Pense no melhor para sua vida, para a sua felicidade e das pessoas que estão  com você.