Aluno da rede pública de Rio das Ostras se prepara para ganhar nova medalha em olimpíada de matemática

10/06/2014 22:01

Com preparatórios e apoio da família, Lucas, de 12 anos, se prepara para nova fase da OBMEP.

Por Adriano Pereira - estagiário * 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. As provas são aplicadas na rede pública de ensino de todo Brasil, e este ano já esta na 10° edição. Lucas Pereira, morador de Rio das Ostras, se destacou na edição passada. Morador do município há 4 anos, cursa o 7º ano do ensino fundamento na Escola Municipal Francisco de Assis.

A mãe de Lucas, Nara, é professora de Inglês, seu pai Luiz trabalha como permissionário de transporte público na cidade. Sua irmã mais nova, Luna, tem 11 anos estuda na mesma escola. A mais velha, Luíza de 19 anos, estuda estatísticas na UFF. ''Meu filho ganhou a medalha, foi melhor do que eu ganhar, é um orgulho pra mim, me sinto realizada'' diz a Mãe, Nara.

Além de uma hora por dia, que a mãe de Lucas separa para os estudos em casa para o filho, o jovem também faz aulas preparatórias de Matemática. Aulas que fizeram Bruno ganhar sua primeira medalha.
O Professor, Bruno, conta que Lucas conversa demais com as meninas na sala de aula, mas nem por isso deixa de se dedicar aos estudos. Bruno conta que não possui métodos de ensino e que passa para seus alunos a importância dos estudos na vida de cada um, e conta que para alcançar os objetivos é preciso correr atrás.

O pequeno fez a primeira fase das olimpíadas de Matemática no ano passado sem preparatório. A partir da notícia que tinha passado de fase, Lucas começou a estudar, receber ajuda de seu pai que também entende muito de matemática, apoio da família e fazer preparatório com o Professor. O estudante conta que se sentiu muito feliz com a notícia e que depois começou a ser mais reconhecido pelas pessoas na rua, colegas de escola, familiares, além de ser entrevistado por vários jornais locais.

O estudante que ficou em 35º lugar na sua categoria, recebeu medalha de ouro do no nível 1, a solenidade aconteceu no dia 7 de maio no Rio de Janeiro, Lucas posou em uma foto ao lado da presidente Dilma Rousseff. Perguntado sobre sua profissão no futuro ele diz não saber, mas que será relacionada a Matemática.

O estudante já fez a primeira fase das olimpíadas deste ano, e aguarda o resultado para a segunda fase