Chefe do tráfico na comunidade Nova Holanda é preso
01/12/2011 13:02
Do In360 RJ
A Polícia Militar prendeu na manhã desta quinta-feira (1) um homem suspeito de ser o chefe do tráfico de drogas na comunidade Nova Holanda, em Macaé. 'Cafetão', como é conhecido, tentava fugir da comunidade pelo bairro Aroeira quando foi surpreendido pelos policiais. Outros dois homens, que segundo a polícia são traficantes, também foram presos.
Essas prisões já fazem parte do novo esquema de policiamento implantados nos bairros Malvinas e Nova Holanda. Antes, era muito comum o bandido do bairro Malvinas fugir pela Nova Holanda e vice versa. Agora, como a polícia cercou as duas comunidades, fica difícil a fuga desses traficantes.
E esse policiamento comunitário começa a dar resultados. No bairro Lagomar, por exemplo, a criminalidade foi reduzida a zero em apenas três semanas. A rotina já é bem diferente no bairro mais populoso da periferia de Macaé. Os moradores agora se sentem mais seguros.
O policiamento comunitário foi implantado na comunidade depois de três homicídios e cinco roubos em menos 20 dias. Durante três semanas, mais de 30 policiais patrulharam as ruas do Lagomar. Os índices de criminalidade foram reduzidos a zero.
Com a redução dos crimes, a mancha da criminalidade se concentrou nas Malvinas e na Nova Holanda, o que deslocou o policiamento comunitário para lá no início da semana. A ocupação veio depois de ligações anônimas de moradores dando conta de que traficantes exibiam armas pelas ruas das comunidades. As ligações levaram ainda à prisão um dos gerentes do trafico do lugar. Mais de 80 homens patrulham as comunidades por tempo indeterminado.
Depois da pacificação das comunidades, a principal preocupação dos policias agora é monitorar pelo serviço de inteligência o deslocamento dos traficantes que estariam em Macaé e ainda o deslocamento de alguns deles para outras cidades e até mesmo outros estados.