Conceição de Macabu abre inscrições gratuitas para balett

06/04/2014 10:23

Aulas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, a partir das 14 h.

Por Secom / Cadastrado por Luan Santos

Balé Macabu (Foto: Divulgação/Secom C. Macabu)

A Prefeitura de Conceição de Macabu/RJ, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, abrem inscrições para aulas de Ballet.
Pais e/ou responsáveis interessados em matricular seus filhos deverão comparecer na sede da secretaria de Esporte, localizada anexo ao prédio da prefeitura.
As aulas acontecerão todas terças e quintas-feiras, a partir das 14h, no Clube do Bosque. O professor, Robson Alvarenga, reconhecido na região Norte Fluminense, vai acompanhar as turmas apresentando os princípios básicos do balé. “A essência do ballet é atividade física, onde o corpo, mente e alma estão inteiramente conectados. O estilo equilibrado da dança auxilia na postura ereta; movimentos circulares dos membros superiores; verticalidade corporal; disciplina; leveza; harmonia; e simetria”, pontuou o professor acrescentando que o Ballet exercita o corpo como um todo, cada músculo, com graça e suavidade. A sequência de exercícios promove o condicionamento dos músculos, o fôlego, a firmeza e a precisão.
O balé é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. “Geralmente, esse gênero é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, mas, o governo atual procura valorizar a arte e proporcionar maior qualidade de vida a população”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Jorge Luiz (Dhal).
De acordo com o professor, o ballet, além de ser uma atividade física completa, desenvolve o gosto pela música, permite que os bailarinos se expressem artisticamente, estimula a imaginação, ensina disciplina pessoal e respeito mútuo, o que vai refletir no comportamento com os pais e em outros aspectos de suas vidas futuras. Foi comprovado que esta modalidade atua no âmbito psicológico do aluno favorecendo a socialização, a quebra de bloqueios e melhorias de determinadas doenças, sendo considerada atualmente uma grande aliada à formação educacional das crianças e jovens.
A modalidade será dividida em três categorias: Pré-Balé, de 5 à 6 anos; Pré-Balé I, de 7 à 9 anos; Pré-Balé II, 10 à 12 anos; e Adulto a partir dos 12 anos.