Conceição de Macabu recebe Médicos Cubanos

24/04/2014 15:01

Município é beneficiado pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Outras cidades do interior do estado também receberam profissionais.

Por Luan Santos com informações de SECOM

Dois médicos cubanos, do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, chegaram à Conceição de Macabu, na última semana, para compor o quadro de profissionais da saúde local. Em breve, o município receberá um terceiro médico cubano para integrar à equipe.
A secretária de Saúde, Elisa Maria explica que os médicos passaram três meses na capital capixaba (ES), onde participaram do módulo de acolhimento e avaliação sobre saúde pública e língua portuguesa. A aprovação na etapa de avaliação é condição para a emissão do registro profissional provisório pelo Ministério da Saúde, sem o qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil.
“Durante esse período, eles estudam as doenças mais comuns da região e conhecem a estrutura hospitalar e de emergência da rede pública”, comentou a secretária, ressaltando ainda que por formação, os médicos de Cuba atuam com foco na humanização do atendimento e na prevenção de doenças. “Os médicos começarão a atuar no município no máximo em 30 dias, depois de conhecerem a realidade da saúde de Macabu”, frisou.
A secretária salienta que a chegada dos médicos cubanos vai contribuir com a melhoria no atendimento à população. “Apenas entre janeiro e março, contabilizamos 18.257 atendimentos ambulatoriais. Neste mesmo período, os atendimentos no Hospital Ana Moreira foram 8.964. No relatório trimestral do Programa de Saúde Mental (CAPS) registramos 64.630. Sem falar nos 2.716 atendimentos de Imunização”.

O município de Nova Friburgo, na Região Serrana, também passou a contar com os médicos cubanos, foram enviados 16 profissionais. Rio das Ostras, por exemplo, recebeu 10 médicos.