Conceição de Macabu recebe unidade móvel de mamografia

13/07/2014 22:32

O serviço ficará na cidade até o dia 23 de julho. Pacientes de oito municípios também serão beneficiados.

Por SECOM / Cadastrado por Aline Morillas / Foto: Governo do Estado

Mamógrafo Móvel (Foto: Natasha Montier/Divulgação Governo do Estado.)

O município de Conceição de Macabu, no Norte Fluminense, será o quarto a receber a Unidade Móvel de Mamografia. O serviço ficará na cidade entre os dias 11 e 23 de julho, com atendimento de 2ª a 6ª feira de 8h às 17h e aos sábados e feriados das 8h às 15h, na Praça José Bonifácio Tassara – Centro (próximo à Estação Ferroviária). Pacientes de oito municípios também serão beneficiados: Quissamã, Carapebus, Macaé, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Macuco e São Sebastião do Alto.

Com atendimento exclusivo à saúde da mulher desde o início de seu funcionamento, em janeiro de 2014, o Mamógrafo Móvel já atendeu mais de 5 mil pacientes, realizando mais de 8 mil exames. Todo o atendimento é previamente agendado pela Secretaria de Saúde de cada município, que também fica responsável pelo repasse de informações preparatórias para a realização dos exames, assim como pela entrega dos resultados, que acontece em até 15 dias.

O aparelho disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde e também realiza biópsias mamárias caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, onde são registradas cerca de 13 mil mortes por ano.

Agendamento - As Secretarias Municipais de Saúde recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço do Governo do Estado e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.