Cooperativa de Macabu dá um novo impulso à economia do município

06/12/2011 17:51

Do Expresso Regional

 

Uma instituição com história, mas que estava quebrada, desacreditada e dando prejuízos ao invés de dar lucros. Este era o quadro em que se encontrava a Cooperativa de Laticínios de Conceição de Macabu, instituição histórica de extrema importância financeira para o município, movimentando economicamente cerca de 8 mil pessoas direta ou indiretamente.
Para mudar este quadro, uma nova diretoria executiva, formada por Geraldo Machado Tavares (presidente), José Florido (diretor comercial) e Moacyr Bogado (secretário), assumiu a gestão da Cooperativa em novembro do ano passado, com esta missão de retomar a confiança desta instituição, que completará 70 anos em 06 de setembro de 2012.
Hoje a Cooperativa reúne 280 associados que produzem 22 mil litros de leite diários à fábrica de laticínios. Com este montante, são produzidos queijos (frescal, minas e mussarela), requeijão (tablete e copo), bebida láctea (sabores banana e morango), manteiga, doce de leite, iogurte e o leite empacotado. Tudo isto fabricado com duas marcas: a "Macabu" e a "Macabuense". A Cooperativa ainda consegue vender parte do leite para as empresas Leitebom e Bom Gosto, de Itaperuna e Barra Mansa, respectivamente, e também para a fábrica de leite em pó da Macuco.
Para gerar mais renda para a Cooperativa, a atual gestão retomou o funcionamento do armazém, que supre os produtores com mercadorias voltadas para a agricultura e veterinária e também com bens de consumo e utensílios domésticos, tudo a um preço mais acessível para os associados. "Quando a atual diretoria assumiu o mandato, em novembro do ano passado, nós encontramos o armazém em um estado muito ruim, dando prejuízo. Com esta mudança, nós já conseguimos aumentar o faturamento no mês de novembro em 50% em relação ao mesmo período do ano passado", informou o atual presidente.
Associados celebram este novo momento — Este novo momento de gestão vivido pela Cooperativa de Laticínio de Conceição de Macabu está contribuindo positivamente não só para a economia do município, mas também a retomada de confiança dos associados, que celebram esta virada.
Um destes associados é o produtor Luiz Fernando Braga Machado, residente em Agulha dos Leais (Santa Maria Madalena). "Nós chegávamos tristes aqui na cooperativa, éramos maltratados e trazíamos o leite para cá porque não tinha outro lugar. Hoje não. A Cooperativa está nos trazendo confiança e segurança, além do preço do leite que aumentou, melhorando a nossa renda. Agora estamos mais felizes", contou.
Aliado a esta nova gestão, a Cooperativa conta com o apoio da Emater-RJ, que presta uma consultoria técnica aos associados, para que eles possam produzir mais e aumentar o seu faturamento. "O trabalho da Emater é oferecer esta assistência para que os produtores possam produzir mais leite e com mais qualidade" apontou Flaviano Souza, chefe da Emater-RJ em Conceição de Macabu.

Além da diretoria executiva, a atual gestão da Cooperativa de Laticínios conta com seis membros do Conselho de Administração e três membros do Conselho Fiscal. "A Cooperativa está de portas abertas para receber novos associados, que queiram ingressar neste projeto", informou José Florido