Curso de 'Xadrez na Escola' termina nesta sexta-feira com torneio

29/09/2011 13:25

Do site Ururau

Terminam nesta sexta-feira (30/09), as aulas do curso do projeto “Xadrez na Escola”. Professores, monitores e recreadores que atuam na Secretaria de Educação vão participar de um torneio com o objetivo de destacar as habilidades ministradas durante a programação. O último encontro do curso vai acontecer na sala 4 do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), das 8h30 às 13h30. O curso, iniciado no último dia 16, tem objetivo de formar multiplicadores que vão atuar junto aos alunos nas aulas de xadrez, implementadas pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação.


Além do torneio que vai premiar o vencedor com uma mesa de xadrez, os ganhadores da modalidade de xadrez dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem) que representam o Colégio Municipal Pedro Adami, situado na Serra, serão apresentados aos participantes do curso. Na ocasião, eles também receberão uma premiação especial. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo é que a rede municipal de ensino tenha o xadrez como atividade complementar para contribuir com o processo ensino-aprendizagem.


- A finalidade é ampliar o projeto a todas as unidades de ensino, para que os alunos da rede municipal possam participar de torneios intercolegiais regional e estadual. Sabemos que o xadrez contribui com o processo cognitivo dos alunos. Através de jogos de xadrez e dama o aluno desenvolve disciplina e observação, pontua o secretário.


Durante as aulas, os participantes aprenderam regras básicas do jogo que abrange movimentos das peças, estratégias, o que é xeque (momento em que o rei é atacado por uma peça adversária) e xeque mate (essência do xadrez e o momento em que a partida termina), anotação algébrica (forma de descrever uma partida de xadrez utilizando símbolos, números e letras) e geometria do tabuleiro.


Segundo o monitor do curso, Pedro Canella, o essencial é que os profissionais da Educação aprendam a técnica para repassar para os alunos de forma lúdica e divertida. Já a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa Alves, ressalta que a previsão é que, no mês de novembro, seja promovido um torneio entre as escolas abrangidas. Na ocasião, os melhores jogadores serão premiados. Já a coordenadora de Educação Física, Walquíria Barroso destaca que “nossos participantes estão preparados para fazer parte das atividades que vão movimentar as escolas da rede”.


Entre as unidades participantes do “Xadrez na Escola” estão os colégios municipais Elza Ibrahim, Pedro Adami, do Sana e Samuel Brust; a Escola Municipal Amil Tanos; os Cieps Maringá e Darcy Ribeiro; Escola Estadual Municipalizada Coquinho, além de representantes do Programa Art Luz.