Escola de Aviação de Macabu está em constante crescimento
05/12/2012 12:56Cadastrado por Luan Santos
A Escola Sky Clear - Escola de Aviação Civil, já com autorização a ANAC (Agência Nacional de Viação Civil), no município de Conceição de Macabu que autorizou o funcionamento e homologou o curso de Piloto Privado de Helicóptero e Piloto Comercial de Helicóptero (parte prática).
A ideia partiu de André Barbosa Ribeiro, piloto e instrutor de voo. Há um ano, ao saber que o empresário, Dr. Adilson Vasconcellos Leal pretendia criar um centro de treinamento esportivo no local, André o abordou com uma proposta de construir um espaço para pousos de ultraleves. O visionário, Dr. Adilson, por sua vez, desafiou André a algo mais ousado. Ai surgiu a Escola Sky Clear.
A escola possui um heliponto, um hangar e o prédio da sede e fica localizada no Ponto Pinheiro, na RJ 196, Estrada de Macabu-Macabuzinho. Ao todo, são 900 metros quadrados de pista, mas, a pretensão é chegar a 1200 metros quadrados.
Inicialmente, a escola começou com 28 alunos e hoje já capacita e profissionaliza 112 pessoas, oriundas de diversas parte do Brasil. Assim como a escola marcou a vida de Bruno Inácio, o aluno vem deixando sua marca na historia da escola. Ele é o primeiro aluno da primeira aula pratica de voo da escola. “A Sky Clear exige muita dedicação. A aviação não tem espaço para quem não quer se dedicar. Temos que abrir mão de nossa rotina. Tudo isso vale a pena quando estamos prestes de realizarmos um sonho”, disse o aluno.
Quem disse que aviação é coisa só pra homem? Seja em terra ou no ar, as mulheres estão mostrando seus potenciais e quebrando o paradigma de “sexo frágil”. Prova disso é o rendimento de Nathalia Correia durante o curso. Aos 26 anos, Nathalia passou de aluna para instrutora de voo. “Tenho a aviação no sangue. Em minha família existem muitos aviadores. Fiz faculdade de jornalismo, mas, a hereditariedade falou mais alto”, brincou.
André explica que os requisitos básicos para se inscrever no curso são: ter mais de 18 anos; segundo grau completo; estar em dia com o serviço militar; apresentar o CMA (Certificado Medico Aeronáutico, encaminhado pelo CEMAL/Ilha do Governador – RJ).
“O custo do aluno é de R$ 650, por hora/aula. O total são 100 horas. Concluído, o aluno já sai piloto profissionalizado para o mercado de trabalho”, ressaltou.
A ousadia não para por ai, em anexo a escola, funciona a empresa Sky Light Manutenção de Aeronaves, que já atende grandes empresas offshore. O treinamento dos oitos mecânicos atuantes foi feito nos EUA, através da fabrica Robinson, que homologou a empresa.
O próximo grande passo é a construção do Centro de Treinamento de Aviação, com Huert e Salvatagem.
“Isso é só o inicio. Todo empreendimento tende a crescer. Faremos tudo para contribuir com o desenvolvimento local”, disse Dr. Adilson.
Observando a importância dessa empresa em Macabu e com o objetivo de reconhecer e manter na cidade empreendimentos de considerável porte que movimentam a economia local, o vereador Kódia Ramalho (PV), apresentou o anteprojeto de número 016/2012, que dispõe de incentivo fiscal para empresas com atividades de prestação de serviços ligadas a aviação civil no município. A proposta visa conceder a redução de base de cálculo do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN), de forma que a carga tributária total incidente equivalha a 2%.
Com isso, empresas com atividades de prestação de serviços no setor de aviação civil, tais como: pilotos, mecânicos, instrutores, além de formação de mão de obra qualificada nas áreas de salvatagem, combate a incêndios, bem como outras ligadas à atividade aérea, marítima ou terrestre, que estejam instaladas ou venham se instalar em Macabu terá redução de 80% dos demais impostos e contribuição municipal, conforme prevê o artigo segundo da lei.
“Observando o crescimento da região, através da indústria petrolífera e portuária, resultando numa crescente demanda por mão de obra qualificada, percebi o interesse de empresas em instalar-se em Conceição de Macabu, principalmente empreendimentos formadores de mão de obra no setor de aviação civil. Por isso a criação do anteprojeto, com o intuito de alavancar nossa economia e colocar o município no caminho do progresso”, relatou Kódia Ramalho.
O interessado em se inscrever no curso deve entrar em contato pelo telefone 22 27793108 ou ainda acessar o site www.skyclearaviacao.com.br, e clicar em “fale conosco”.
Do MacabuNews