Estado inaugura reforma de educandário em Conceição de Macabu

26/09/2011 13:47

 

Fonte: Site Prefeitura Municipal

O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (23/09), a reforma do Centro Integrado da Criança e do Adolescente Portador de Deficiência, mais conhecido como Educandário Rego Barros, unidade coordenada pela Fundação para a Infância e Adolescência (Fia), subordinada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, localizada em Conceição de Macabu, no Norte Fluminense. Coordenada pela Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado), as obras de revitalização custaram R$ 3.161.464,02. Foram reformados seis prédios, entre eles, um grande pavilhão com quatro dormitórios, refeitório, cozinha, área de serviço, depósito, sanitários, administração e consultórios, e mais cinco casas lares, duas das quais construídas a partir da antiga carpintaria e uma, da alfaiataria, além de uma lavanderia.

Em todos os pavimentos foram realizadas adaptações, como rampas e corrimões de apoio, para o acesso de cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência motora. A obra também garantiu nova iluminação, urbanização de trechos, além de canteiros e bancos no espaço externo do educandário. Uma passarela coberta liga os seis prédios. A reforma incluiu ainda a construção de uma cisterna (10 mil litros) e um castelo d’água de 6 mil litros.

O abrigo atende atualmente a 89 homens com deficiências psíquicas, motoras, e sensoriais. Maiores de idade, eles ingressaram na unidade quando ainda eram crianças e adolescentes. A perda do vínculo com suas famílias fez com que eles permanecessem no local. O grupo de deficientes é acompanhado diretamente por 24 profissionais, incluindo técnicos e auxiliares de enfermagem.

- O que nos move e que nos deixa emocionados é ver como o espaço está hoje. A situação era precária. Os prédios estavam deteriorados. Quando o poder público quer, ele faz. Esta parceria com a prefeitura de Conceição de Macabu foi muito importante. Tivemos a participação da Emop, que realizou a reforma e apoio de toda a equipe da FIA – disse o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão.

Para o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, o equipamento trará mais dignidade aos portadores de deficiência que residem no educandário localizado na estrada São Domingos.

- Este equipamento da FIA tem mais de 40 anos de existência e ele tinha deixado de cumprir a sua missão de prestar assistência a pessoas com deficiência que haviam perdido os vínculos com a família. Esse investimento, que estamos fazendo, é, na verdade, nas pessoas. Conceição ganha um equipamento de elevada qualidade e com bom atendimento – afirmou.

Presente no evento, a presidente da FIA, Teresa Cristina Cosentino, falou sobre o trabalho realizado pela fundação.

- Sabemos que Conceição de Macabu é longe, que pessoas com deficiência, e sem vínculos familiares são fáceis de serem esquecidas, mas eu costumo dizer que a crueldade é dupla quando o Estado não cuida delas com dignidade, generosidade e fraternidade. Eles não podem se defender e não tem ninguém por eles. É com muito orgulho que estamos inaugurando esta reforma ou reinaugurando esta casa.

Dignidade e carinho

De gravata e camisa social listrada, o portador de deficiência Jorge Conceição, de 28 anos, estava radiante. Nunca havia visto ‘nada tão bonito’.

- Está tudo tão novo, gostei muito, vamos morar com mais conforto – disse.

Ele recebeu o apoio do amigo, Gilson de Oliveira, de 41 anos:

- Estou gostando, adorando, tudo muito bom.

Diretor da unidade, Sebastião de Pinho Corrêa, de 63 anos, também comemorou, junto com seus funcionários, a possibilidade de trabalhar no novo educandário.

- Para nós que trabalhamos aqui foi uma transformação enorme. Trabalho aqui há 42 anos, e antes eram menores que ficavam aqui, um grupo com outro perfil. Estamos muito felizes com a mudança.

Também participaram do evento a prefeita Lídia Mercedes Oliveira Soares e o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo que promove na região o programa Estradas da Produção.