Manifestação de professores acaba em tumulto em Quissamã

10/06/2014 18:46

Três agentes da Guarda Municipal são flagrados imobilizando professor. Categoria reivindica melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

Do G1 Norte Fluminense / Foto: Andrea Pacheco - Arquivo Pessoal

Professor agredido em Quissamã (Foto: Andrea Pacheco/Jornal O Debate Quissamã)

Professores da rede municipal de Quissamã, no Norte Fluminense, realizaram um protesto em frente ao prédio da Prefeitura durante a manhã desta terça-feira (10). Segundo a categoria, cerca de 200 profissionais tentaram entregar uma pauta com 17 itens, entre elas melhorias salarial e de condições de trabalho ao prefeito da cidade, Otávio Carneiro. Entretando, o protesto acabou em confusão e professores chegaram a ser agredidos por agentes da Guarda Municipal.

Profissionais da imprensa e professores registraram o momento em que um dos líderes do movimento, o professor Enon Vasconcelos, foi agarrado pelo pescoço sendo imobilizado com uma gravata. O profissional acusou os agentes de começar a confusão. 

"Estávamos na frente da Prefeitura e tentamos entrar no prédio, que é um espaço público, quando fomos impedidos. Então, decidimos fazer um cordão humano e impedir as pessoas de saírem de dentro do prédio. Uma mulher loira disse que precisava levar o filho na escola e tentou furar o bloqueio. Nós impedimos e foi aí que os agentes nos atacaram com cacetetes, chutes e gravatas. Sou professor da rede pública desde 2010, lenciono música e nunca passei por um vexame desses", contou o professor.

Segundo Enon, uma comissão formada por três professores chegou a entrar no prédio antes da confusão para tentar falar com um representante da Prefeitura. Eles receberam a resposta de que teriam uma reunião com o representante, mas não foram recebidos. 

Em nota, a Prefeitura de Quissamã informou que não houve ordem para agressão aos professores e que a Guarda Municipal evitou que um grupo de manifestantes invadisse a sede da Prefeitura. A nota explica ainda que uma comissão foi recebida pelo secretário municipal de Educação, Francisco Carlos Gomes, e que o prefeito da cidade receberá uma comissão de professores na próxima terça-feira (17), às 10h.