Mercado Municipal de Campos completa 91 anos de história e tradição
15/09/2012 07:56
Por Luan Santos
Fotos: Portal Ururau
O Mercado Municipal de Campos comemora neste sábado (15) 91 anos de história. Um café da manhã reunirá, a partir das 8h, cerca de 940 vendedores, entre feirantes e comerciantes, para uma comemoração pela data. Também participarão da comemoração funcionários da parte administrativa e o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Eduardo Alves. O atendimento à clientes funcionará normal.
Esse patrimônio histórico recebe uma movimentação diária de pessoas que utilizam o espaço para o próprio sustento. O mercado também revela em si a identidade cultural da região, por meio dos produtos da culinária, artesanato, ou artigos religiosos, que se adaptaram ao mercado ao longo desses anos. Sem contar as curiosidades e boas histórias, que conquistaram a fidelidade dos clientes.
Cerca de 2.200 pessoas trabalham nos diversos setores do mercado. Cerca de 70 toneladas mensais de peixe fresco chegam nas primeiras horas da madrugada, são peixes que serão comercializados, sempre de segunda a segunda.
Segundo o diretor do Mercado Municipal, Sidiney Pereira Garcez, cerca de 5 mil pessoas circulam diariamente, entre fregueses, visitantes e funcionários, pelas 460 bancas e 204 boxes internos e externos da feira.
“Quem vem de fora tem o mercado municipal como ponto certo para comprar lembranças e presentear familiares e amigos. Temos também farinhas, ervilhas, lentilhas, grão de bico, trigo de quibe e feijões variados. Sem contar os produtos diferenciados para doceiras, como nozes, amêndoas e passas, o que nos leva a conquistar clientes fies como a doceira Dona Magda, nossa cliente desde 1970. Toda semana fazemos entregas em seu estabelecimento”, disse Jacildo, comerciante do local.
Além dos peixes, o Mercado Municipal também tem a tradição em vender produtos diferenciados. Em uma seção, pode-se encontrar variedades de incenso, velas, livros, defumadores, imagens, guias e acessórios, amuletos da sorte como figa, além das simpatias para todos os âmbitos da vida, como a campeã de vendas, a simpatia de amarração sentimental.
“O mercado é um patrimônio histórico que atende todo o interior do estado e que vem de fora. Por isso, quem está aqui não se vê em outro ponto. Lembro que meu pai pegava mercadoria nas barcas que vinham pela Beira-Valão, canal Campos-Macaé e desembocava no Rio Paraíba do Sul”, disse Solange.