Praça Hermógenes Freire, em São Pedro da Aldeia, divide opiniões entre moradores

04/06/2014 16:43

Segunda fase da obra incluirá construção de um centro de eventos e um deck de madeira.

Por Gabriel Molina - estagiário / Atualizado 16h45

No primeiro semestre desse ano, quem visitava a cidade de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, ficava desapontado com o estado em que a Praça Hermógenes Freire se encontrava. Brinquedos quebrados, partes metálicas enferrujadas e luminárias que não funcionavam eram alguns dos problemas.

O prefeito, Cláudio Chumbinho, decidiu reformar a praça completamente. Após muita demora para a licitação e realização da obra, o resultado não deixou os moradores satisfeitos. Levando em conta esse fato, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura foi contatada para dar um esclarecimento. Em nota a secretaria informou que o projeto de revitalização da praça estava tramitando no Governo Federal desde a celebração de um convênio em 2011, e no atual governo foi elaborado um novo projeto e através da Secretaria Especial de Esportes recuperado essa verba destinada à praça.

O custo da obra gira em torno de R$ 608.824,69 e é destinada exclusivamente para a realização das obras relativas à praça, não podendo ser utilizada em outra ação. Ainda sobre a praça, a secretária informou que toda verba utilizada é federal, sem custos ao município.

Sobre o prazo de conclusão, a informação é que a primeira etapa já foi finalizada. Houve a revitalização e instalação de novos brinquedos, mesas e bancos, além de novo paisagismo, com árvores locais, flores e canteiros. Na próxima etapa haverá uma construção de um centro de eventos e um novo deck de madeira, respeitando as questões ambientais.

O comerciante e professor de vôlei em obras sociais, Luiz Antônio Ramos, desaprova a realização da Obra. “A beleza da praça era a fonte de água que foi retirada. Outro erro quer percebi foi a colocação de poucos brinquedos para crianças e a má colocação dos postes de iluminação, que pode levar pedestres a se acidentarem. Faltam também quadras de vôlei para a prática do esporte, as quadras do local estão sem iluminação e outra em uma vala negra de esgoto. Nisso fico  esperando a boa vontade do prefeito para arrumar as quadras e eu poder dar minhas aulas”, disse.

Já a representante de vendas, Celeste Pinheiro, é a favor da praça. “A praça está ficando boa, com verba vinda do governo federal. Ainda terá uma praça de skate. Então temos que aguardar o término da obra para poder dar uma opinião”.