Quissamã promove ações de combate às hepatites virais

25/07/2013 18:33

Campanha de orientação e vacinação se estendem até sexta (26).

Por Ascom / Cadastrado por Aline Morillas

Foto: Adilson dos SantosA Campanha de orientação e vacinação que visa a marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (lembrado em todo o mundo no dia 28 deste mês), foi aberta na segunda-feira e se estende até sexta-feira (26), em Quissamã. A organização é do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da secretaria Municipal de Saúde e reafirma a determinação da gestão do prefeito Octávio Carneiro à promoção da qualidade de vida em Quissamã.

Com atividades itinerantes no município, o Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas abrigou as ações de hoje (25). Durante o período, além da vacinação, também serão realizadas palestras, atividades educativas e orientações para os profissionais de saúde. A coordenadora do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais, Rosemery Braga, afirma que o objetivo é conscientizar a população.

“As hepatites virais A, B, C, D e E podem causar infecção e inflamação aguda ou crônica do fígado e levar à cirrose e ao câncer do órgão. Portanto, é importante que a população e os profissionais que atuam em atividades de risco de contágio e transmissão estejam atentos para as medidas de segurança”, avaliou Rosemery Braga.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que mais de dois bilhões de pessoas no mundo já foram infectadas pelo vírus da hepatite e um milhão morre por causa da doença a cada ano.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de cinco milhões de brasileiros estão infectados pelo vírus B e C da hepatite. Destes, 90% desconhecem ter a doença, pois na maioria dos casos os sintomas não se manifestam, ocorrendo muitas vezes quando a doença já está em estágio avançado. Os sintomas mais comuns são cansaço, febre, dor abdominal, tontura, enjoo, vômito, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.