Aviação civil em ritmo crescente no interior
28/09/2011 13:35
O registro recorde de embarques e desembarques domésticos em julho e a pesquisa de expectativa de viagem apontam para a continuação do crescimento da demanda de passageiros e o consequente aumento no movimento em aeroportos regionais.
Em julho de 2011, foi registrado no Brasil recorde de 7,4 milhões de embarques e desembarques em voos domésticos – crescimento de 22,05% em relação ao mesmo período de 2010, com 6 milhões de movimentações. E a expectativa do mercado segue em alta: segundo pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, viajar nos próximos seis meses está nos planos de 33,7% dos pesquisados; 65% desses potenciais viajantes pretendem fazê-lo de avião, 86,1% deles, acompanhados.
CAMPOS
Atenta a este crescimento, e diante da realidade de estar em uma grande metrópole nos próximos anos, a Prefeitura de Campos está aguardando a agenda do ministro da Aviação Civil para assinar o convênio que devolve a administração do Aeroporto Bartholomeu Lizandro ao município. O objetivo é assegurar a revitalização da unidade e fazer com que ela cumpra seu papel de atuar no suporte ao desenvolvimento econômico da região.
A decisão foi tomada pelo Conselho da Infraero no dia 30 de agosto, agora, um grupo de estudos prepara o processo de elaboração do convênio e da preparação do edital que irá licitar a empresa para operação do terminal de carga e de passageiros.
A Prefeita Rosinha Garotinho destaca que a revitalização do aeroporto é fundamental para a recuperação da logística de Campos, no contexto atual de expansão da economia através de projetos estruturantes como o Complexo Farol-Barra do Furado e o Porto do Açu.
“Desde o início de meu mandato, tenho mantido contato com o Governo Federal para a revitalização do aeroporto, tendo encontros com o ministro da Aeronáutica no governo do presidente Lula, o Nelson Jobim, trazendo a Campos o presidente da Infraero, o Tenente Brigadeiro do Ar, Cleonilson Nicácio Silva. Com a ajuda do deputado federal Anthony Garotinho, conseguimos avançar mais ainda este ano, com novos encontros em Brasília. Vai ser muito importante para Campos e região, porque o aeroporto é alfandegado e vai pode atuar na importação e exportação de cargas”, explicou a prefeita.
AVIAÇÃO REGIONAL
Em 2010, 6,5 milhões de passageiros viajaram em voos das 13 companhias aéreas regionais, número 279% maior do que em 2005, quando foram registrados 1,7 milhão de clientes em voos regionais.
A aviação regional tem apresentado os mais altos índices de crescimento do setor aeroviário, com resultados significativos nas operações das companhias, que chegaram a 123,9% de crescimento no primeiro semestre de 2011, em relação ao mesmo período de 2010.
Ururau