Bancários chegam a acordo com Fenabam e greve pode estar perto do fim
11/10/2013 09:58A greve já dura 23 dias e é considerada a maior dos últimos 20 anos.
Por: Luan Santos / Fonte: AB
Após 17 horas de negociação, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo na madrugada desta sexta-feira (11) para por fim à greve dos bancários, que completou 23 dias.
Na tarde de ontem (quinta-feira,10) um acordo quase foi fechado, mas a Fenaban propôs estender o período de compensação dos dias parados durante a greve para 180 dias. O Sindicato não aceitou a proposta e a reunião ficou parada por quase 10 horas.
Ainda hoje as assembleias sindicais em São Paulo, Pernambuco e no Rio de Janeiro devem decidir pelo fim da paralisação. Nos outros estados, a categoria decide sobre a questão até a próxima terça-feira.
Em Conceição de Macabu o Bradesco já tinha voltado a funcionar normalmente desde a semana passada, somente os bancos Itaú e Brasil estavam paralisados desde o dia 19 do mês passado.
o comando da greve está orientando os sindicatos a promover assembleias até a próxima segunda-feira (14) e a aceitar a nova proposta, que inclui o reajuste de 8,5% do piso salarial e de 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados. A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados.
A compensação dos dias parados será feita de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro, com uma hora extra diária. A proposta, apresentada após o 22º dia de greve, será levada agora às assembleias para que seja votada.