Cachaça de Conceição de Macabu, recebe o selo 'Produzido no RJ'
03/11/2013 08:29Marca permite ao consumidor conhecer e valorizar oque é produzido no estado.
Por Ascom / Fotos: Governo RJ
- Acredito que a certificação ajudará a aumentar as vendas. É um indicador da qualidade da nossa cachaça. Para receber o selo há uma série de exigências que garantem ao consumidor que nosso alambique atende às normas sanitárias e legais – afirmou o produtor.
Para o secretário, essa é uma forma de valorizar a agroindústria fluminense.
- A certificação de origem vem sendo utilizada em várias partes do mundo para acenar ao consumidor a procedência do produto. É uma forma de demonstrar que no Rio de Janeiro temos uma agroindústria de qualidade. Muitos desconhecem, por exemplo, a diversidade da cachaça fluminense. Fico satisfeito que este produto tenha sido o primeiro a receber a homologação do Selo Produzido no RJ – disse o secretário de Agricultura, Christino Áureo.
Para Francisco, que está no ramo há nove anos, o Rio de Janeiro precisa resgatar a posição de destaque na produção de cachaças. Para estruturar sua agroindústria foi apoiado pelo programa Prosperar, da secretaria de Agricultura, e pela Emater-Rio - Empresa de Extensão Rural do Estado.
- A cachaça era um dos principais produtos da Capitania de São Tomé, onde hoje se encontram os municípios do Norte Fluminense e alguns das Baixadas Litorâneas. Procurei recuperar essa tradição abandonada por muito tempo – afirmou.
O alambique da Chico Tobias produz 400 litros de cachaça por dia e consome 600 toneladas de cana ao ano. Toda a sua produção vai para as caldeiras do engenho da Agropecuária Chico Tobias Ltda.