Centro Integrado de Convivência Edemir Fidélis Ribeiro

10/10/2011 17:02

Por Priscila Rangel

O crescimento vertiginoso da população na faixa etária superior a 60 anos, que conforme a Organização Mundial de Saúde foi designada de terceira Idade tem despertado a atenção da sociedade e dos órgãos governamentais. Assim ações são definidas nos diversos âmbitos da administração pública para promover, proteger e prevenir as situações resultantes da demanda de atenção para essa importante parcela da população: os idosos. 

A Prefeitura de Conceição de Macabu, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, conta com o Centro Integrado de Convivência Edemir Fidélis Ribeiro que tem a finalidade de proporcionar acesso a um maior número de idosos. No programa são desenvolvidas atividades físicas, recreativas, culturais, e de educação para a cidadania, embasando suas propostas em oficinas que possibilitem a implantação de projetos para trabalhar as questões educacionais, esportivas, de lazer, de assistência social e de saúde - principalmente em seu caráter de promoção e prevenção. “Somos muito bem atendidos. Fazemos viagens, passeios e as atividades oferecidas”, disse o casal Emília e Walter, moradores do paraíso. 
Hoje com um ano e meio de funcionamento, já possui 1053 idosos cadastrados participando no quadro de psicólogo, aulas de educação física, fisioterapeuta, médico geriatra, médico cardiologista, aferição de pressão arterial e nutricionista. O atendimento é diariamente de segunda à sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas. “O envelhecimento faz parte de nossa vida. É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela”, disse o coordenador do Centro Josemar Júnior.