Clínica será construída para evitar sobrecarga de unidades emergenciais, em Conceição de Macabu

31/10/2013 22:18

O objetivo da nova clínica é evitar a sobrecarga nas unidades que devem se dedicar a casos mais complexos.

Luan Santos e Ascom

Tedi pede e Cabral autoriza construção da Clínica da Família no bairro São Henry

Para ampliar e qualificar a Atenção Básica o Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Saúde (SES), atendeu a mais um pedido da prefeita de Conceição de Macabu Lídia Mercedes – Tedi (PT). Desta vez o governador Sérgio Cabral autorizou a construção da Clínica da Família no bairro São Henry. A unidade terá 396 m2 e seguirá o mesmo padrão de construção e qualidade das 48 UPAs inauguradas no estado.

De acordo com Tedi, o espaço contará com cinco consultórios de atendimento geral, além de dois consultórios odontológicos, escovário, sala para reuniões, sala de procedimento (curativos), sala de imunização e farmácia. A Clínica da Família reforça o trabalho de prevenção e possibilita um diagnóstico precoce de doenças, evitando o agravamento do estado do paciente e a sobrecarga de unidades que devem se dedicar aos casos mais complexos.

A nova clínica terá capacidade para acompanhar cerca de 7 mil pacientes por mês. Na clínica, será possível realizar pré-natal e teste do pezinho.  “Não tenho vergonha de pedir melhorias para meu povo. Se preciso for choro mesmo, porque sou mulher e tenho sentimentos como qualquer ser humano. Fui eleita por essa população que confia em mim, e com uma votação inédita nessa cidade. Tenho orgulho de ser prefeita da cidade que nasci, fui criada e tanto amo. Hoje será uma Clínica da Família, amanhã outros benefícios trarei para essa cidade”, disse em forma de desabafo, mas feliz por mais uma conquista.

Tedi explicou ainda que o investimento no aumento da capacidade instalada de equipamentos de saúde no município é uma estratégia que a SES vem adotando desde o início da gestão de Cabral. “A unidade servirá como base para instalação das equipes da Estratégia Saúde da Família. Esta sendo investindo na organização do atendimento no nível regional para que as pessoas disponham de um serviço de qualidade nos locais onde moram, evitando assim que elas precisem ser transferidas para os grandes hospitais, que contam com especialidades específicas”, explicou.

Assim, a saúde fica mais próxima da população. “A Clínica da Família irá beneficiar apenas os moradores do município em que ela estiver instalada, mas também os munícipes das localidades próximas, facilitando o a

cesso à saúde por parte da população. A unidade, será porta de entrada principal do sistema público de saúde, o SUS-RJ. O local será administrado pela prefeitura, com bairros específicos para atendimento, acompanhando a população em todos os ciclos de vida”, completou.