Começou a segunda etapa da Campanha de vacinação contra aftosa em Macabu
01/11/2011 15:21
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa foi aberta nesta segunda-feira (31), em Conceição de Macabu pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Luiz Otávio. Segundo o secretário, a prefeitura orienta que a vacina deve ser apelicada em todos os gados da cidade.
De acordo com ele, o Estado do Rio de Janeiro está há 14 anos livre da doença, graças à vacinação, que tem sido realizada duas vezes por ano. “Os pequenos produtores que possuem cabeças de gado poderão vacinar os seus animais. Mas antes é preciso procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no bairro da Vila São José – no Horto municipal”, disse o secretário.
Para participar da campanha, os pequenos produtores devem ter cadastro oficial junto à Defesa Sanitária do Estado e na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Quem não estiver cadastrado deve antes, procurar o órgão, levando identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de propriedade, que pode ser substituído por contrato de arrendamento, aluguel de pasto ou outro documento similar.
A doença - A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e muito menos os carnívoros, mamíferos; os animais solípedes são resistentes. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima, etc., porém há diferenças de suscetividade de espécie.
A imunidade contra um deles não protege contra os outros. Além disso, constataram-se alguns subtipos dos vírus citados, com a particularidade de que uns causam ataques mais graves que outros e alguns se propagam mais facilmente. Esta complexidade, apresenta um aspecto muito desfavorável, pois um animal atacado por um tipo de vírus, embora ofereça resistência ao mesmo, é ainda suscetível aos outros tipos e subtipos.
Transmissão - A febre aftosa é uma doença extremamente infecciosa. O Vírus se isola em grandes concentrações no líquido das vesículas que se formam na mucosa da língua e nos tecidos moles em torno das unhas. O sangue contém grandes quantidades de vírus durante as fases iniciais da enfermidade, quando o animal é muito contagioso.
Sintomas - A elevação da temperatura e a diminuição do apetite são os primeiros indícios da infecção. O vírus ataca a boca, língua, estômago, intestinos, pele em torno das unhas e na coroa. No inicio, febre com papulas que se transformam em pústulas, em vesículas, que se rompem e dão aftas na língua, lábios, gengivas e entre os cascos, o animal baba muito e tem dificuldade de se alimentar. Devido às lesões entre os cascos, o animal tem dificuldade de se locomover. Nos dois primeiros dias a infecção progride pelo sangue produzindo febre; depois aparecem as vesículas na boca e no pé. Também surgem nas tetas. Então a febre desaparece, porém, a produção de leite cai e a manqueira aparece, bem como a mamite com todas as suas graves conseqüências.
Fonte: Site PMCM