Comércio investe na venda de flores para Finados

01/11/2013 17:47

Floriculturas se preparam para receber clientes e apostam em novas qualidades.

Por Luan Santos / Foto: Luan S.

Com a chegada do Dia de Finados, comemorado neste sábado (02), o comércio de flores fica mais intenso, sejam elas naturais ou artificiais. Trabalhando há cerca de quinze anos com a produção de flores, tanto em vasinhos, quanto flores de corte, utilizadas em decoração de ambientes, Emanuel Corrêa, vende flores em Conceição de Macabu. De acordo com ele, a procura por flores começa a ser maior nessa época do ano e vai até Janeiro. No centro da cidade uma grande amostra de flores chama a atenção e deixa os interessados na dúvida pela escolha. Em Rio das Ostras, o comerciante Luiz Moreira, disse ter aumentado a produtividade para este ano. “Aumentei os produtos e procurei trabalhar mais com Lírios, Palmas, Margaridas e Rosa”. Luiz garante que venderá todos os produtos até amanhã. “Todos os anos as pessoas procuram por flores na última hora, e pelo que tenho vendido, até amanhã zero o estoque”, finaliza. Entre os itens mais procurados também está a vela, cuja produção teve aumento.

Preparação para receber os visitantes

 Em Conceição de Macabu a secretaria municipal de Serviços Públicos (Semusp) realizou a limpeza e pintura do Cemitério Municipal. Os agentes de limpeza e manutenção estão realizando também a limpeza das quadras com roçadeiras, pinturas do meio fio e muro, poda de árvores e retirada de galhos podres, troca e substituição de lâmpadas e manutenção de túmulos. De acordo com a Prefeita, Lídia Mercedes, será feita no Cemitério a conservação de toda área onde as pessoas usam para acender suas velas e deixar flores a aqueles que não receberam a visita. “O espaço do cruzeiro será todo pintado e ficará lindo para aqueles que um dia passaram por aqui serem homenageados”, conclui.

Preocupação com a dengue

 A principal recomendação é que as pessoas não deixem recipientes, como vasos de flores, expostos à água da chuva. Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Themis Buchmann, existem outros objetos que merecem atenção durante a visita ao cemitério. “Pratos e suportes para velas, também podem acumular água. Outro problema comum é o destino inadequado de descartáveis, como copos plásticos, garrafas pet e sacolas”, explica