Conceição de Macabu recebe ícones da JMJ na próxima sexta (10)
09/05/2013 16:35Por Luan Santos
Conceição de Macabu, no norte do estado, irá receber nesta sexta-feira (10), a Cruz Peregrina e ícone de Nossa Senhora. A visita faz parte da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A peregrinação dos símbolos da JMJ teve início em Nova Friburgo e já passou por Sumidouro, Bom Jardim, Itaocara, Cordeiro, Cachoeiras de Macacu e Papucaia. O encerramento da Jornada será na cidade de Quissamã no próximo domingo (12).
A programação inclui vigília, missa e caminhada. A concentração para o recebimento dos ícones será na Ponte Branca a partir das 13h30. Em seguida haverá uma caminhada pela praça José Bonifácio Tassara, e logo após missa na Igreja Matriz, no centro. A juventude fará uma participação apresentando uma encenação artística-cultural.
Depois de Macabu, o JMJ irá prosseguir para Casimiro de Abreu. No sábado será a vez de Rio das Ostras e Macaé receberam os ícones.
A 28ª JMJ será realizada de 23 a 28 de julho no Rio, cidade sede do evento, e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. As edições internacionais são realizadas a cada 2 ou 3 anos, quando jovens se reúnem com o Papa por aproximadamente uma semana. A última foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu representantes de mais de 190 países.
Papamóvel terá iluminação especial
Ao contrário do jipe aberto utilizado pelo Papa Francisco em suas passagens pelo território do Vaticano, o veículo que virá ao Brasil é fechado por vidros e tem um teto que garante a segurança e iluminação do pontífice argentino. O carro chegará ao Rio de Janeiro através de um avião cargueiro cerca de dez dias antes da Jornada Mundial da Juventude (22 a 28 de julho). O veículo é o mesmo utilizado por Bento XVI durante a JMJ de Madri, em 2011
“O papa também é um chefe de estado, portanto existe uma série de exigências a cumprir em suas viagens pela Itália e fora do país. Existe todo um aparato e estudo para que os fiéis possam vê-lo bem. O objetivo da iluminação no teto do papamóvel é valorizar a imagem do Santo Padre”, explica Marcelo Sanluchi, um dos organizadores da última visita de Bento XVI ao Brasil, em 2007.
Símbolos da JMJ
A organização da JMJ explica que a Cruz Peregrina foi entregue aos jovens pelo Papa João Paulo II. Ela já passou pela Europa, Ásia, África e Oceania, além da América, e desde 1994 faz uma jornada pelas dioceses do país sede do evento. Ainda de acordo com a organização, o ícone de Nossa Senhora também foi dado aos jovens pelo Papa João Paulo II. Ele acompanha a cruz nas edições da JMJ e simboliza a presença de Maria.