São Cosme e Damião saudados com doces
27/09/2011 15:24
Por Aline Morillas
Hoje não vai ser difícil encontrar a criançada correndo com as mãos cheias de bombons por aí, dia de São Cosme e Damião. É quando, tradicionalmente, os devotos dos santos gêmeos distribuem doces para homenagear ou pagar promessas.
Todos os anos, milhares de pessoas distribuem em todo o país doces para as crianças. Dona Alexia nos contou que todo ano tem doces para poder distribuir, com muito amor e carinho. Ela ainda conta que vêm crianças de todos os bairros “Homenageando as crianças é um momento de estar mais próximo dos santos. Gosto de ver as crianças reunidas”.
São Cosme e São Damião eram gêmeos e médicos e exerciam a profissão na Síria e Egeia, sem receber qualquer pagamento. Cristãos, foram perseguidos e mortos pelo imperador romano Diocleciano.
Eles eram relacionados a mártires (grandes testemunhas do cristianismo), mas a partir do 4° século, quando a igreja se alia ao império romano, passam a ser lembrados como curadores. Os santos gêmeos também são reverenciados pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e Umbanda. “Apesar de terem sido mortos adultos, na religião afro são reconhecidos como crianças, os erês”, explica um professor de ciência da religião.