Luan Santos entrevistou hoje Mariana Gross da Globo, confira a entrevista
01/10/2011 21:56
O Jornalista Luan Santos entrevistou hoje a jornalista da Rede Globo Rio Mariana Gross. Confira abaixo a entrevista:
Entrevistador: Mariana, em que momento optou por ser jornalista? Teve influência de alguém?
Mariana: Aos quinze anos, comecei a pensar seriamente na carreira que iria seguir. Depois de pensar em ser bailarina e psicóloga, optei pela comunicação social. Sempre gostei de escrever, de ler... Não tenho jornalistas atuantes na família. Minha tia é, mas não exerce mais. Portanto, não tive influências diretas e sim ídolos. Entre eles, Zuenir Ventura e Marcos Uchôa.
Entrevistador: Em sua carreira de jornalista, você já teve que dar várias notícias, boas e ruins. Algumas delas lhe marcou? Você teve que segurar a emoção ou até mesmo de falar algo não programado?
Mariana: Isso acontece o tempo todo. É difícil destacar uma. Mas, talvez, o dia em que estava na porta do IML ao vivo e tive que anunciar que a ossada encontrada no Alemão era mesmo do meu colega Tim Lopes, tenha sido um dia muito emocionante. Muito difícil. Minha voz embargou ao vivo mas, felizmente, controlei a emoção.
Entrevistador: Qual conselho você daria para uma pessoa que quer seguir o Jornalismo?
Mariana: Primeiro, leve a sério a faculdade. É uma época importante. Absorva tudo que puder das aulas. Depois, seja antenada. Leia, se informe, estude história... Jornalista alienado não sai do lugar. Por fim, tenha força de vontade. Um pouco de sorte também cai bem... rsrsrs.
Entrevistador: Como você lida com a fama? Há muito assédio?
Mariana: Quando fui para a televisão, não imaginava que seria assim. Na primeira semana, as pessoas já me reconheciam nas ruas. Fiquei um pouco chocada, no início. Mas, depois, aprendi a lidar com o assédio e também a entender que devo me comportar fora do trabalho... Gosto do carinho nas ruas. Dos abraços, dos elogios, das críticas... É um retorno maravilhoso.
Entrevistador: Quando começou a ser conhecida por muitos ao trabalhar na Globo, sentiu algumas diferenças? Algo mudou em sua vida?
Mariana: É como eu disse antes. As coisas mudam um pouco. As pessoas começam a te apontar na rua, te pedir atenção... E devemos ser solícitas. Mas, não sou a Xuxa. rsrsrs Não é sempre que me abordam. Dá para conciliar a vida pessoal, tranquilamente.
Entrevistador: Você começou a sua carreira em qual emissora?
Mariana: Comecei como estagiária na Rádio CBN. Fiz um teste de seleção enquanto cursava o sexto período. Passei, estagiei e depois fui contratada como repórter de lá. Trabalhei no Sistema Globo de Rádio durante quase 4 anos. Depois fui chamada para um teste na TV Globo e lá estou há 10 anos.
Entrevistador: Hoje em dia temos vários jovens jornalistas pelo mundo, muitos com 15, 16 anos ou até menos, que fazem vídeos e colocam na internet ou fazem outros tipos de trabalho dentro do jornalismo, assim como nosso jornalista Luan Santos. Você conhece algum? O que acha desses jovens?
Mariana: Com o avanço da internet, qualquer um pode inventar um blog, um site de notícias. Acho muito bacana.