Idoso de Macabu guarda ingresso da final de 1950 e ganha bilhete para a decisão de 2014

27/06/2014 15:11

Joedir Belmont, de 85 anos, é morador de Conceição de Macabu. Ele comprou o ingresso para 1950 e não foi por conta de problema de saúde da mãe.

Por Luan Santos / Foto: Vicente Seda

 Jérôme Valcke Joedir Belmon Fifa ingresso da Copa de 50  (Foto: Vicente Seda)

Sessenta e quatro anos depois, Joedir Belmont, morador de Conceição de Macabu, vai assistir a uma final de Copa do Mundo no Brasil. O torcedor, de 85 anos, chegou a comprar um ingresso para partida decisiva do Mundial de 1950. Ele poderia ser um dos 200 mil espectadores presentes no estádio no dia 16 de julho de 1950. Contudo, a sua mãe havia adoecido. Semanas depois ela não resistiu e faleceu.

Joedir manteve guardado o ingresso da histórica partida. Sessenta e quatro anos depois, decidiu encaminhar uma carta à Fifa, na Suíça. No envelope, escreveu um texto oferecendo o ingresso, pois tinha lido que a entidade planejava a construção de um grande museu para 2015. A  Fifa respondeu não só aceitando a doação, mas com uma "contrapartida".

Nesta sexta-feira (27), Joedir trocou o ingresso de 1950 para um novo, que permite a ida para a final da Copa deste ano. A troca foi feita nesta manhã. O idoso recebeu três novos ingressos pelas mãos do secretário-geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, após entrevista coletiva concedida no estádio do Maracanã.

A história de Joedir sensibilizou a Fifa e ele será um convidado de honra da entidade na decisão. "Eu deveria ter visto aquela final com dois primos mais velhos, que já faleceram infelizmente. Vou ver o jogo e ver o título, com eles ao meu lado, se Deus quiser", disse.