Lei antifumo pode diminuir número de fumantes no município de Petrópolis
22/10/2011 16:26do RJ INTERTV 1ª edição
A lei antifumo foi publicada no Diário Oficial e está em vigor desde setembro. Agora, nos pontos de ônibus de Petrópolis está proibido fumar cigarro, cigarrilha e charuto e muita gente ficou feliz com a nova lei, gente que fugia dos fumantes no ponto de ônibus.
Em Petrópolis, cerca de 45 mil pessoas fumam. O cálculo é dos órgãos de saúde, que estimam que os fumantes representam hoje 16% da população das cidades. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), sete pessoas que não fumam morrem por dia no Brasil em decorrência da inalação de fumaça de cigarro.
O vereador Silmar Fortes, autor da lei anti fumo, é enfermeiro sanitarista com 30 anos de trabalho na área da saúde e acredita que a lei defende a qualidade de vida.
Tem gente que acha a lei é desnecessária, acredita que o fumante deveria perceber quando está incomodando. Ela está em vigor, mas vai passar por regulamentação. A prefeitura da cidade tem até o final do mês de novembro para determinar o valor da multa que será aplicada e qual órgão da prefeitura vai fazer a fiscalização.
A prefeitura vai sinalizar todos os pontos de ônibus da cidade para alertar sobre a proibição. E quem for flagrado desobedecendo a lei, está sujeito à advertência e até uma multa.