Macabu disponibiliza vacinas contra HPV em escolas públicas e privadas

26/03/2014 09:32

Imunizações são voltadas para meninas de 11 a 13 anos.

Por Luan Santos

Prevenção deve continuar mesmo após a vacinação contra o HPV Germano Rorato/Agencia RBSPara garantir o maior número de meninas de 11 a 13 anos imunizadas contra o papilomavírus humano (HPV), a Secretaria de Saúde de Conceição de Macabu está vacinando também em escolas públicas e privadas do município.

Além das escolas, a vacinação também pode ser encontrada no Posto de Saúde Central, que fica no bairro da Bocaina. Segundo a coordenadora de imunização, Endy, a vacina do HPV foi bastante procurada. “Recebemos cerca de 200 vacinas e logo se esgotaram. Chegaram mais 240 nesta terça. Recebemos mensalmente as demandas”.

A vacinação, iniciada nacionalmente em 10 de março, pretende reduzir a incidência do câncer de colo de útero no país pela imunização de meninas entre 11 e 13 anos.

O horário de atendimento do posto é de 07 ás 16 horas.

HPV
O HPV pode ficar no organismo durante anos sem apresentar sintomas, mas pode evoluir para cânceres como o do colo do útero que no Brasil é a segunda causa de morte entre mulheres. A vacina imuniza contra os tipos mais graves do vírus que é transmitido através do contato direto com a pele ou mucosa infectada onde a principal forma de contaminação é através da relação sexual.