Macabu pode ter somente um bloco neste carnaval

27/01/2014 10:51

Verba destinada às escolas de samba será liberada apenas 20 dias antes da festa.

Por Luan Santos / Foto: Diário

O carnaval macabuense está prestes a ter uma recaída, pois somente dois blocos iriam desfilar neste ano, a Bocaina e o Balancé. A escola Bocaina pode não desfilar mais, o que restaria apenas uma na avenida. Isto porque a verba para os blocos só sairá 20 dias antes dos desfiles e segundo os carnavalescos, não dará tempo para as confecções.

Segundo a Presidente da Escola da Bocaina, Silvania Farias, faltam poucos dias para o carnaval e não há tempo de fazer um desfile digno. “Nos reunimos entre a nossa diretoria e vimos que está em cima da hora, faltam 33 dias para o carnaval. Ainda tem que procurar costureira, soldador e outros profissionais”, disse.

Quanto ao valor cedido pela prefeitura, o secretário de Turismo, Paulo Henrique, disse que a previsão é que realmente saia com 20 dias antes da data prevista para acontecer os desfiles. “Existe um processo, tem que tramitar. Fizemos uma reunião na semana passada com os blocos Bocaina e Balancé e falamos a respeito deste assunto. A verba só sairá 20 dias antes do carnaval, podendo até sair antes um pouco”.

A Presidente da Balancé, bloco em cima da hora, Mariluse, disse que terão que trabalhar contra o tempo. “Amanhã vamos ao Rio de Janeiro fazer as compras, pois já saiu a carta de crédito. A verba que será repassada pela prefeitura sairá com dias antes do carnaval, irá prejudicar, pois não será um desfile de arrasar e sim simplificado”, disse.

Outro problema no carnaval de Conceição de Macabu, e reclamado por muitos, são os horários das festas fechadas, conhecidas como blocos de embalo. Paulo disse que terá uma reunião nesta segunda-feira (27), com os organizadores deste tipo de bloco, onde irá decidir os novos horários. “Irei apresentar a proposta de que as festas devem ser finalizadas as 2 da manhã com o trio trazendo para a avenida”.

Neste ano terá trio elétrico também durante o dia, a partir das 14 horas, além de um caminhão com água, que já é tradicional.

Atualização 29/01 às 12h19

Por conta do prazo a Bocaina decidiu não desfilar neste ano. A informação foi confirmada pela presidente da escola, Silvania Farias. “Decidimos não desfilar, pois o tempo está curto”, disse Silvana.

O “Em cima da Hora”, nome dado ao bloco carnavalesco do Balancé, irá sair na avenida e as organizações começaram nesta quarta-feira (29). Segundo o Secretário de Turismo, Paulo Henrique, as escolas escaladas para o desfile deste ano são Bocaina e Balancé. Com a desistência da Bocaina, o Balancé continua escalado para desfilar.