Moradias populares são construídas em Conceição de Macabu

03/05/2013 11:28

Por Luan Santos 

Os idosos de Conceição de Macabu terão um espaço com rampas de acesso, sala, quartos e banheiros adaptados.  O município foi uma das cidades escolhidas pela Secretaria Estadual de Habitação para receber a “Vila da Melhor Idade”. A vila contará com um centro de convivência, área de lazer e com uma casa para o cuidador.

De acordo com a prefeita Lídia Mercedes,  as instalações irão abrigar idosos nas 30 unidades dentro da vila, comportando até 60 idosos. A construção já beneficiou 200 empregos diretos e indiretos.

“O conjunto de 30 casas conta com um Centro de Convivência de 192 metros quadrados equipado com refeitório, sala de estar, banheiros, cozinha, além de espaço para atividades de lazer com televisão, computadores, impressora, ar-condicionado e aparelhos de som’’, disse o Secretário de Desenvolvimento Social, Alexandro Vieira.

As residências têm 49 metros quadrados, divididos em dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Ainda segundo Alexandro, todas as unidades foram erguidas dentro dos parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN), e estão adaptadas para atender as demandas de portadores de necessidades especiais. “A largura das portas são maiores que as normais, para permitir a passagem de cadeira de rodas; barras de apoio foram instaladas em todas as áreas dos imóveis; rampas de acesso instaladas para facilitar a locomoção; piso antiderrapante fixados nos banheiros, a fim de prevenir quedas e a alavanca das janelas também foram adaptadas para facilitar o manuseio pelos moradores”.

O espaço será destinado a pessoas com mais de 60 anos que recebem até dois salários mínimos e que na maior parte das vezes, não tem referência familiar.

Além da Vila da Melhor Idade, apartamentos populares já estão em fase final. Há pouco mais, de duas semanas, famílias de Conceição de Macabu realizam o cadastro social para participar da triagem e entrega dos apartamentos. Para candidatar-se à seleção de acesso ao apartamento, a pessoa interessada deve morar ou trabalhar no município. 

Confira abaixo algumas fotos:

Fotos