Estado do Rio pode ter eleição 100% biométrica já em 2012
15/09/2011 16:09
Todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro poderão contar com eleições 100% digitais no pleito de 2012. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (14/09), pelo presidente do Tribunal Eleitoral do Rio de Janeiro (TER-RJ), desembargador Luiz Zveiter.
De acordo com Zveiter, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski está comprometido com o desenvolvimento da ferramenta necessária para que o Estado possa ter Eleições 100% biométricas já em 2012.
"O ministro se comprometeu a tentar disponibilizar os meios para que, no ano que vem, o cadastro de eleitores seja totalmente biométrico", afirmou Zveiter.
A ferramenta permitirá a transferência dos dados das pessoas já cadastradas biometricamente pelo Detran para o banco do TRE-RJ.
INSERÇÃO DAS ELEIÇÕES BIOMÉTRICAS
Antes de votar pelo sistema biométrico, cada cidadão precisará fazer o cadastramento de suas impressões digitais e da fotografia. Esse cadastro será feito a partir dos Tribunais Regionais Eleitorais, gradativamente, de forma que até 2017 os 130 milhões de eleitores brasileiros tenham registrado suas informações.
O equipamento que registra os dados, chamado de KitBio, segue parâmetros de segurança estabelecidos pelo Federal Bureau of Investigation (FBI). O KitBio é formado por um leitor de impressões digitais, máquina fotográfica, mini estúdio e conjunto de flashes.
Em 2010, cerca quatro milhões de pessoas já utilizaram o sistema biométrico, o que corresponde a 3% do eleitorado do país.
O QUE MUDA
A mudança de fato acontecerá na redução de fraudes nas eleições. Segundo o TSE, os maiores problemas estão relacionados à identificação pessoal, que é feita somente a partir da carteira de identidade e do título de eleitor. Como a impressão digital é uma característica única para cada indivíduo, será praticamente anulada a chance de um eleitor se passar por outro.
Outra vantagem é a unificação do banco de dados biométrico dos brasileiros. Atualmente os estados não compartilham os dados cadastrados em documentos civis, de forma que é possível tirar várias carteiras de identidade e títulos de eleitor, o que gera enorme impacto social na gestão pública.
Com o cadastramento dos eleitores através do KitBio, o Ministério da Justiça, em parceria com o Instituto Nacional de Identificação (INI) terão condições de comparar os dados e impedir novas fraudes.
PARA O PRÓXIMO PLEITO
O mapeamento dos municípios onde há mais chances de ocorrer imprevistos durante o processo eleitoral já está sendo feito e com o apoio das polícias Civil e Militar, a postura do Tribunal será de "Tolerância zero" com as irregularidades.
O juiz auxiliar da Presidência do TRE-RJ, Fábio Ribeiro Porto, apresentou aos servidores das Zonas Eleitorais o Plano Integrado das Eleições 2012.
"Esse Plano pretende organizar todo o processo eleitoral com antecedência para garantir uma melhor gestão da eleição", afirmou o juiz. Ele acrescentou que, apesar das dificuldades orçamentárias, "o Tribunal fará o melhor possível na eleição municipal, que é a mais difícil de todas".
Foi apresentado também o resultado parcial da capacitação conceitual e prática em modelagem de processos de trabalho, em andamento no TRE-RJ, que tem o objetivo de realizar um esforço conjunto do Tribunal para melhorar sua linha de produção.
Fonte: Ururau