Nível do rio de Bom Jesus do Itabapoana, RJ, diminui

05/12/2013 09:55

Assessoramento do rio tornou a cota de transbordamento menor.

Do G1 Norte Fluminense 

 

Em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, a chuva desta semana provocou transtornos. O Rio Itabapoana, que divide os estados do Rio e Espírito Santo, começou a baixar, de 1,80m foi para abaixo de 1,50m. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o rio está apenas em estado de vigilância.

Mesmo assim, a Defesa Civil do município continua preocupada. O motivo é a geografia de Bom Jesus de Itabapoana, pois a cidade está na parte mais baixa de um vale e no período de chuva forte, a água desce com força. Além disso, o assoreamento do rio tornou a cota de transbordamento menor.

Em 2011, a água invadiu cerca de 800 casas e, em algumas ruas, os moradores andavam com a água na cintura. No entanto, a maior preocupação era com as áreas de deslizamento, 28 na época. O receio é a mesmo atualmente, pois o município tem 25 áreas de risco. Apenas na parte alta do bairro Novo, são 40 casas nesta situação.

A prefeita da cidade, Maria das Graças Ferreira Motta, conhecida como Branca Motta, disse que desde 2008, pelo menos 2015 casas foram construídas para pessoas que moravam em áreas de risco. Além disso, a representante do poder administrativo disse que projetos para a construção de muros de contenção no município ainda tramitam no Ministério da Integração Nacional.

O ministério informou que, em 2011, a Prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana ultrapassou o limite de 90 dias para enviar um plano de trabalho que previa a construção de muros e encostas na cidade e que, portanto, não há nenhum projeto em andamento no ministério.