Operação Fauna Livre: 21 pássaros resgatados e soltos em Lagoa de Cima, em Campos

25/07/2013 18:41

Vinte e dois animais foram apreendidos.

Por Ascom / Cadastrado por Paloma Hurtes

Também foram apreendidas 16 gaiolas e nove armadilhas de caça A equipe da Guarda Ambiental realiza a operação Fauna Livre em diversos bairros de Campos. A operação é realizada a cada duas semanas, com a procura de criação irregular de pássaros. No sábado (20/07) foram apreendidos 21 pássaros, um papagaio, 16 gaiolas e nove armadilhas de caça. 

Os 22 animais apreendidos foram encaminhados para o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Animais Silvestres (Nepas), na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Foi realizada uma triagem pelos veterinários e 19 pássaros foram aptos para a soltura, realizada nesta quarta-feira (24/07), pela equipe da Guarda Ambiental, em Lagoa de Cima.

Os criadores ilegais foram conduzidos para a 146ª DP, onde foram encarregados de assinar um termo circunstancial e responderão na Justiça pelo Artigo 29 da Lei 9.605, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. 

De acordo com o Artigo 29, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativas ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, a pena prevista é de detenção de seis meses a um ano e multa. 

A equipe da Guarda Ambiental realiza também, há cerca de dois meses, desde que começou a safra da cana-de-açúcar, uma fiscalização preventiva de caça de preá nos canaviais de Campos.