Parada do orgulho LGBT coloriu o Centro de Nova Friburgo

18/11/2013 13:17

Apesar da chuva, o evento teve muitos participantes.

Por Agência Rio / Cadastrado por Mateus P.

Nova Friburgo - na região serrana fluminense - foi palco da 9ª Parada LGBT. O evento acabou sendo prejudicado por conta da chuva na tarde e noite deste domingo (17), afastando o público do desfile na Avenida Alberto Braune e do show de encerramento na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Entretanto, entre os dias 12 e 17 já tinham sido realizadas diversas atividades culturais e artísticas – exposição de fotografias, oficinas de teatro, danças, etc – voltadas para o público simpatizante friburguense.

Neste domingo, o prefeito Rogério Cabral foi recebido pelos organizadores da Parada LGBT no Centro Regional de Promoção e Cidadania, localizado na antiga Rodoviária Leopoldina, anexo à Prefeitura. O prefeito destacou a luta das entidades e da municipalidade para combater a homofobia em Nova Friburgo.

Quando a chuva deu uma trégua, o trio elétrico seguiu pela Avenida Alberto Braune em direção à Praça Demerval Barbosa Moreira. Pelo caminho, moradores acenavam para quem participava da parada. Neste ano, o tema da parada foi "O amor é a nossa existência - LGBT em defesa dos seus direitos”.

"Esta foi uma oportunidade para refletir sobre as conquistas da comunidade, mas, também, lembrar que ainda há uma longa estrada a percorrer. Existe um desafio concreto ainda para o Congresso Nacional que é a criminalização da prática da homofobia”, afirmou o coordenador do Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.