Perfis “fakes” são utilizados para denegrir pessoas e personagens políticos

15/12/2013 17:59

Aqueles que sentirem-se ofendidos devem denunciar, diz Advogada virtual.

Da Redação / Foto: ilustração / Por P.H

A utilização de perfis fakes em redes sociais nunca foi uma novidade para os Brasileiros. A cidade de Conceição de Macabu e Macaé não ficam de fora da realidade do grande número de perfis “fakes”, a maioria com fins políticos. Um exemplo é a utilização desses perfis no grupo “Amigos da Cidade Simpatia”, onde é possível encontrar a falta de respeito com o próximo, cometidas por pessoas que preferem não mostrar o verdadeiro rosto.

Nesta semana um caso chamou a atenção. Um perfil fake que utiliza o espaço para fins políticos, disse para uma usuária do grupo: “Vai lavar uma roupa, arrumar uma casa, fazer uma faxina na casa dos outros para ganhar dinheiro, pois a tetinha da prefeitura secou”.

O que era para ser um espaço para falar as realidades do município tornou-se um campo de discussões, onde a falta de respeito ao próximo sempre está presente. Onde também não há um consenso de idéias e sim um confronto.

Usuários que estiverem perfis fakes poderão ser enquadrados em crimes de informática passíveis de seis meses a dois anos de prisão. “Todos tem o direito de falar o que pensam sobre a realidade, mas quando palavras são utilizadas para ferir a moral da pessoa, a coisa fica mais séria”, disse Paola Borges, uma advogada de crimes virtuais da região. E completa: “Aqueles que sentirem-se ofendidos devem procurar um órgão e abrir um processo ou mesmo pela internet no site da SaferNet (https://www.safernet.org.br)”, finalizou.

Luciana Azedias acha que por trás dos perfis há pessoas ligadas à política. “Sabemos que por trás de alguns, há vereadores e pessoas que tem envolvimentos políticos de algum jeito’’.

O moderador do grupo, disse na última sexta-feira (13), que nos casos que há o uso de palavras de baixo calão e de agressão verbal gratuita, os autores serão excluídos. Enviamos uma mensagem ao moderador perguntando sobre a existência de usuários fakes e sobre a falta de respeito no local. Mas a mensagem foi visualizada e não respondida.