Pinguins são soltos no Arquipélago de Sant’Anna em Macaé
14/09/2011 17:03
Por Tathiana Campolina
Após dois meses de reabilitação, quatro pinguins da espécie magalhães foram soltos na tarde desta terça-feira (13), na Ilha do Francês, no Arquipélago de Sant’Anna. No barco, uma comitiva de jornalistas e profissionais da secretaria de Ambiente acompanharam a soltura e puderam conferir um show que eles deram quando ganharam a liberdade.
Sempre juntos eles nadaram rapidamente até a praia, andaram na areia, voltaram em direção ao barco e seguiram para o alto mar. De acordo com o veterinário e coordenador do setor de fauna da Secretaria de Ambiente, Gleidson Madalena, o local escolhido para a soltura é muito importante. “Os pinguins nadam em bando e eles chegaram à costa de Macaé perdidos. Atrás do Arquipélago de Sant’Anna vários bandos costumam passar por lá e a intenção é que eles encontrem um grupo maior”, explicou.
Gleidson contou que os animais costumam nadar pela costa brasileira neste período atrás de alimento e depois eles voltam para o sul da América. “Esses animais foram encontrados muito fracos e por isso eles não conseguiram acompanhar o bando. Nós cuidamos deles com complexo vitamínico e antibiótico. Dois animais chegaram sujos de óleo e estavam intoxicados por causa da substância e tivemos que ter cuidado redobrado com eles”, revelou.
O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, ressaltou o trabalho desenvolvido pela secretaria. “O setor de Fauna é responsável por resgatar e reabilitar os animais silvestres que aparecem em Macaé. É uma atividade muito importante e que vem ganhando cada vez mais atenção, principalmente dos moradores que atualmente ligam para a secretaria quando encontram algum animal”, disse.
Até julho deste ano a secretaria de ambiente já recebeu 53 aves, 24 mamíferos e 14 répteis, sendo realizadas 72 solturas e 19 óbitos. “Muitos animais chegam debilitados, doentes para a gente e acabam não resistindo”, afirmou o veterinário.
Atualmente há duas fragatas, um atobá e um papagaio em processo de reabilitação na coordenadoria de Fauna.