Plataforma P-35 é interditada pela Marinha na Bacia de Campos

07/10/2011 18:27

 

Fonte: G1

 

A Marinha determinou a paralisação das operações da plataforma da Petrobras P-35, localizada no Campo de Martim, na Bacia de Campos, no Norte Fluminense. As informações foram divulgadas pela Petrobras nesta sexta-feira (7).

Segundo a empresa, a interrupção dos serviços ocorreu na quinta-feira (6). Em nota, a Petrobras informou que a paralisação aconteceu por “motivo de vencimento de um dos certificados técnicos da unidade”. E que “o novo certificado já foi emitido e a plataforma aguarda a vistoria da Marinha para voltar a sua operação normal”.

No entanto, o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) informou que a licença de operação da embarcação venceu no último dia 30, e não foi renovada “por não ter sido solucionada uma pendência de manutenção no gerador de emergência, que está sem funcionar há quase um ano”.

O Sindipetro-NF afirmou ainda que para a próxima terça-feira (11) está previsto um embarque de órgãos fiscalizadores na plataforma. Os fiscais vão avaliar o pedido de interdição da unidade feito pelo sindicato junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo), MPT (Ministério Público do Trabalho), SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) e Marinha.

Em 26 de setembro, 22 trabalhadores foram intoxicados por dióxido de carbono na P-35. De acordo com a Petrobras, os trabalhadores precisaram ir até o hospital de Macaé após ser detectada a presença de CO2 (dióxido de carbono) em alguns pontos do alojamento da plataforma.

A empresa afirmou em nota que o alojamento foi imediatamente desocupado e as operações de transferência de petróleo da plataforma para um navio aliviador foram interrompidas após a identificação do problema.