Rio das Ostras Jazz & Blues traz Pepeu Gomes, um dos melhores guitarristas do mundo
17/07/2014 15:23Festival movimenta o Município em dois finais de semana, dias 8,9 e 10; 15,16 e 17 de agosto, com apresentações gratuitas em quatro palcos.
Por Secom
Música instrumental de primeira, com acordes cativantes, bases precisas e solos inspirados. Esse é o som que poderão ouvir as milhares de pessoas que visitarem Rio das Ostras, em mais uma edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, um dos maiores festivais do gênero da América Latina. No casting deste ano, a cidade recebe Pepeu Gomes, artista brasileiro de reconhecimento internacional e considerado um dos melhores guitarristas do mundo. Nesta edição, o Festival acontecerá em dois finais de semana, sendo dias 8, 9 e 10; 15, 16 e 17 de agosto.
No Brasil, o som estridente das guitarras começou a aparecer com mais frequência a partir dos anos de 1960. Entre os pioneiros estava Pepeu Gomes, um baiano representante dessa geração de virtuoses que fez história com a "Cor do Som" e os "Novos Baianos", deixando marcas perenes na música brasileira. Porém, de forma paralela, Pepeu se consagrou como um dos melhores guitarristas do Brasil e do mundo, quando lançou, em 1978, o disco antológico “Geração do Som”, com uma atmosfera envolvente reunindo choro, bossa-nova, jazz, samba, frevo e rock.
Os admiradores do artista já vivem a expectativa da apresentação, que acontecerá nos dias 8, na Cidade do Jazz, em Costazul e dia 9, no palco da Lagoa de Iriry. Sérgio Máximo é de Campos dos Goytacazes. Músico e guitarrista fundador da Banda "Avyadores do Brasyl", grupo que tem vertentes musicais fincadas no rock e no blues, ele aguarda o momento de presenciar a apresentação de um ícone da música. “Este ano quero estar presente em Rio das Ostras, como faço sempre que posso. Não conheço outro Festival do gênero com esta magnitude, comentadíssimo no Brasil e no Exterior. É uma chance de ver, ao vivo, os meus ídolos, entre eles Pepeu Gomes”, comentou Sérgio.
Para o músico campista, as novas gerações deveriam ouvir com atenção o álbum dos Novos Baianos "Acabou Chorare". “Nesse disco é possível perceber todo o talento de Pepeu Gomes, tanto que Gilberto Gil o convidou para tocar com ele no Festival de Jazz em Montreux em 1978, onde Pepeu usou um instrumento inventado por ele, uma guitarra com dois braços, sendo um de bandolim, surpreendendo até músicos consagrados como John McLaughlin. Nessa mesma ocasião, Pepeu lançou seu primeiro disco solo instrumental: ‘Geração do Som’, ou seja, o cara tem muita história” finalizou Sérgio Máximo.
O show de Pepeu Gomes promete momentos especiais, com todo o sabor do tempero brasileiro do músico que foi considerado pela revistaGuitar World um dos melhores guitarristas do mundo na categoria World Music. “Ele é um músico fantástico, que mistura estilos e sons. Para nós, significa uma aposta ousada que já está tendo uma resposta muito positiva entre os apreciadores do festival. Temos certeza de que a apresentação dele será marcante na edição deste ano e vai agradar o público”, disse Stenio Matos, produtor do Festival.
INTERATIVIDADE - Este ano, a organização do Rio das Ostras Jazz & Blues desenvolveu um aplicativo para smartphones pelo qual o público poderá saber tudo sobre as atrações do evento, além de montar sua própria agenda de shows e ainda avaliar as apresentações. Em uma semana, mais de 2 mil internautas já baixaram o aplicativo, que está disponível no website da Prefeitura, no link www.riodasostras.rj.gov.br/aplicativo.
Durante o evento, o aplicativo será abastecido com informações em texto, fotos e vídeos, com uma cobertura especial realizada pela equipe da WebTV Rio das Ostras, canal de comunicação da Prefeitura que traz reportagens sobre o município via internet. Para quem optar por montar uma agenda individual de apresentações, a cada espetáculo, o aparelho dará um toque de alerta 15 minutos antes de cada show. Além disso, o público também poderá conferir pelo aplicativo informações sobre restaurantes, pousadas e hotéis da cidade e encontrar amigos que estão no Festival.