Tartaruga de 200 kg encontrada morta em São João da Barra
19/09/2011 16:11
Foto: Reprodução Intertv
Uma tartaruga de cerca de 200 Kg foi encontrada morta em São João da Barra. Segundo os moradores, a tartaruga foi morta por uma das máquinas do Porto do Açu. O Ibama esteve no local para fazer a perícia.
A empresa LLX informou que realiza, em parceria com o Projeto Tamar (Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas), um programa de monitoramento da desova de tartarugas marinhas.
O monitoramento tem o objetivo de comparar os resultados obtidos antes, durante e após a conclusão da obra e cumpre uma condicionante ambiental do licenciamento do porto.
Cerca de 946 desovas foram registradas na área de influência do Superporto do Açu no período de setembro de 2010 a março de 2011.
Seis monitores, moradores locais treinados pelo TAMAR, percorrem todos os dias, 62 km de praia, entre Atafona e Barra do Furado, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas marinhas. As ocorrências reprodutivas (como desovas) são georeferenciadas e marcadas com estacas numeradas para identificar sua localização.
Nas ocorrências não reprodutivas, são coletados dados como o tamanho, a espécie e sexo das tartarugas. O local da ocorrência também é registrado por meio de GPS.
Fonte: Ururau