Prazo para obter ou transferir Título de Eleitor termina nesta quarta-feira

03/05/2014 19:38

O prazo vale também para os portadores de deficiência física solicitarem seções adaptadas. O eleitor deve ir até um Cartório Eleitoral mais próximo.

Por Tabatha Silva / Atualizado por Aline Morillas / Foto: Divulgação

Quem possui a intenção de votar este ano e ainda não providenciou a retirada ou transferência do título de eleitor tem menos de uma semana para resolver o problema. É que prazo termina na próxima quarta-feira (07) e a data não pode ser prorrogada, já que em ano eleitoral a emissão do documento encerra exatos 150 dias antes do primeiro turno da eleição, que será no dia 5 de Outubro. O prazo vale também para deficientes físicos.

Comparado com outros documentos, o Título de Eleitor é um dos mais fáceis e rápidos de serem obtidos. Quem pretende resolver as pendências deve procurar o Cartório Eleitoral mais próximo.

Qual é a documentação necessária para tirar título de eleitor?

Para solicitar o título de eleitor, é necessário apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência, além do certificado de quitação do serviço militar obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos.

Qual é a documentação necessária para pedir transferência do título de eleitor?

Já para fazer o pedido de transferência do domicílio eleitoral nos casos em que eleitor muda de município, estado ou país, é preciso apresentar o documento de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. O requerente também deverá estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.