Vereadores tentam impedir filmagem de sessão, em Carapebeus
18/12/2013 18:00Orçamento do município para 2014 será votado nesta quarta-feira (18).
Por Luan Santos / Foto: Divulgação
Será votado na noite desta quarta-feira (18) na câmara de vereadores de Carapebus o orçamento do município para 2014. O vereador, Bernard Tavares, está estudando formas de ajudar os jovens a se profissionalizarem. “Estou fazendo oito emendas no orçamento e remanejando R$ 4.550,792,19 (quatro milhões quinhentos e cinqüenta mil, setecentos e noventa e dois reais e dezenove centavos) para serem destinados a implementação dos cursos profissionalizantes gratuitos para nossa população. Ao fazer isso, contudo, eu estou contrariando uma série de interesses. Interesses de secretários, interesses de empresários e interesses políticos. Hoje os vereadores terão a oportunidade de fazer uma grande coisa por essa cidade. Mas será que farão?”, questionou.
O vereador conta ainda que na manhã desta quarta-feira, outros vereadores fizeram uma reunião com o prefeito. Na qual houve pedido de seguranças ao plenário para impedir que a população filmasse a sessão, o que contraria a lei 12.527, de 18/11/11, que diz sobre o acesso a informação. Bernard citou os exemplos das cidades de Macaé e Quissamã, onde as sessões são transmitidas via internet ou rádio, para que a população tenha acesso a conduta e posicionamento de cada vereador.”Porque em Carapebus o cidadão não tem o direito de filmar a sessão na câmara municipal sem ser coagida por seguranças a mando do prefeito e de alguns vereadores? Do que esses vereadores tem medo?“.
Bernard se pronunciou por meio de seu perfil em uma rede social dizendo que precisaria de ajudas e apoios nesta ementa. “Se quatro vereadores me apoiarem nessa causa, cerca de 500 à 600 cidadãos poderão estudar, se profissionalizar e dar um futuro digno a sua famílias.”